17 setembro, 2008

O QUE É ROTARACT?



Rotaract Clubs são parte de um esforço global em prol da paz e compreensão mundial que inicia-se nas comunidades mas tem um alcance ilimitado.
Rotaract: Parte da Família Rotária
Rotary International é uma organização internacional de prestação de serviços integrada por líderes empresários e profissionais de ambos os sexos, com 28.000 Rotary Clubs e mais de 1,2 milhão de sócios em todo o mundo. Cada Rotaract Club é patrocinado por um Rotary Club local. Esse patrocínio deve-se à convicção do Rotary de que os jovens ("as novas gerações") devem interessar-se pela vida comunitária e ter oportunidades de desenvolvimento profissional. Os Rotaract Clubs implementam uma variedade de projetos e atividades, dependendo principalmente do interesse dos seus sócios. Há, entretanto, três tipos de atividades que todos os clubes devem implementar: desenvolvimento profissional, desenvolvimento de liderança e projetos de prestação de serviços. Atividades nessas três áreas asseguram um programa equilibrado, bem como oportunidades para o desenvolvimento pessoal de cada sócio.
Desenvolvimento Profissional
As atividades do clube relacionadas a desenvolvimento profissional devem ampliar o entendimento dos sócios acerca do mercado de trabalho e das oportunidades profissionais na comunidade.
Devem destacar o papel do rotaractiano no desenvolvimento econômico da comunidade e ilustrar como as técnicas desenvolvidas através de projetos de prestação de serviços podem ajudar a resolver problemas no local de trabalho.
Cada Rotaract Club deve oferecer aos sócios oportunidades para desenvolvimento profissional através de seminários e conferências sobre tópicos como os seguintes:
- carreiras profissionais
- atualidades tecnológicas no mundo dos negócios
- administração e marketing
- ética profissional
- finanças e opções de crédito para o estabelecimento de empresas.
Os rotarianos patrocinadores podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos rotaractianos oferecendo conselhos práticos sobre como ingressar no mercado de trabalho e superar possíveis desafios. As atividades de desenvolvimento profissional do Rotaract Club podem ser implementadas em conjunto com o Rotary Club patrocinador, para que os rotaractianos possam interagir com os rotarianos.
Desenvolvimento de Liderança
As atividades de desenvolvimento de liderança visam ensinar os sócios a tornarem-se melhores líderes em sua vida pessoal, bem como ajudá-los a desenvolver clubes ativos, com projetos relevantes de prestação de serviços.
Alguns tópicos importantes no treinamento de líderes são:
- técnicas de oratória
- técnicas de promoção do Rotaract junto a sócios potenciais
- estabelecimento de consenso entre os sócios
- delegação de responsabilidades quanto a projetos e acompanhamento
- oportunidades de promoção dos projetos
- recursos financeiros para o clube
- avaliação do sucesso do clube
Projetos de Prestação de Serviços
"Dar de Si Antes de Pensar em Si" é o princípio-guia do Rotary.
Os projetos de prestação de serviços do Rotaract devem ter como objetivo uma melhor qualidade de vida para os membros da comunidade local e mundial. Tais projetos costumam procurar soluções para problemas cruciais da atualidade, tais como violência, uso de drogas, Aids, fome, destruição do meio ambiente e analfabetismo.
Cada Rotaract Club deve implementar pelo menos dois grandes projetos de prestação de serviços anualmente - um em prol da comunidade local e outro de promoção da compreensão internacional. Cada projeto deve envolver todos ou a maioria dos sócios.
Por que é importante organizar um rotaract club?
Os jovens de hoje serão os pais, profissionais e líderes comunitários de amanhã. Com a ajuda de programas como o Rotaract, eles podem desenvolver as habilidades necessárias para tornar-se membros responsáveis e produtivos da sociedade. Os Rotary Clubs devem participar da construção do futuro ajudando as novas gerações a explorar seus talentos, desenvolver novas habilidades e preparar-se par os desafios do amanhã. O Rotaract pode ajudar os jovens a preparar-se para o futuro.

Nenhum comentário:

Jovens

Jovens